No domingo à noite um momento em família, todos com muita alegria estávamos felizes de termos vivido esta experiência única nas nossas vidas. Agradecemos a comunidade de Barreirinha pela acolhida, amor e generosidade.
No domingo à noite um momento em família, todos com muita alegria estávamos felizes de termos vivido esta experiência única nas nossas vidas. Agradecemos a comunidade de Barreirinha pela acolhida, amor e generosidade.
Na tarde deste domingo concluímos o Projeto Amazônia em Barreirinha com um Jornada que contou com aproximadamente 100 pessoas, dentre os quais, jovens, adultos e crianças.
Foi um momento muito bonito com músicas, experiências, onde pudemos apresentar a todos Deus Amor e a resposta a este amor vivendo e fazendo a Sua vontade. Sentíamos que a sala acolhia com grande alegria a proposta apresentada.
E o ponto culminante da jornada foi a apresentação da Beata Chiara Luce Badano, uma jovem de hoje que escolheu Deus amor e viveu a Sua vontade até o fim, um modelo de santidade para todos.
Neste domingo, pela manhã, na missa das crianças, apresentamos o Dado do Amor para 350 crianças, foi um momento muito legal, pois todas estavam atentas a proposta do jogo do dado do amor e ficaram muito contentes.
Com grande alegria visitamos, hoje, uma comunidade muito ativa das proximidades de Barreirinha, chamada Terra Preta do Limão, que por muito tempo foi apelidada de Iraque, por causa de vários casos de violência, mas depois de conhecer o Ideal da Unidade e escrever para Chiara Lubich, contando estes fatos, a comunidade recebeu da fundadora do Movimento dos Focolares um nome novo: Terra de Paz.
Permeada de momentos de família e de grande amor recíproco entre todos, a visita foi uma demonstração da generosidade de um povo que vive o mesmo Ideal, superando as barreiras das distâncias geográficas, mas que acreditam no imenso amor de Deus.
Tão quanto nas visitas e nos cursos, no lazer também pudemos experimentar momentos de comunhão entre nós e a comunidade de Barreirinha, no passeio que fizemos, sob um belo céu ensolarado, com muitos mergulhos e grande festa.
Foi um dia de discontração onde pudemos contemplar na natureza a beleza do Criador, e experimentávamos também ali um clima de família, onde cada um colocava em comum com todos aquilo que tinha.
Nesta quinta feira, abordamos o tema: Jesus Crucificado e Abandonado, Dom de Amor na Família, com experiências e um momento de perguntas e respostas, concluindo o curso para as famílias, com uma pequena confraternização. Havia uma grande alegria!
Algumas impressões do curso de famílias:
“Para mim o encontro foi muito importante, pois é uma experiência de vida para eu poder comunicar aos meus filhos, no dia a dia da minha vida, com amor de Deus em meio de nós”
“Foi maravilhoso. Acredito que de hoje em diante a minha vida de casado, de pai, será totalmente diferente, coisas que a gente nem dá valor, mas é muito importante para a convivência diária. Obrigado por vocês terem vindo até nós”
“Pra mim foi muito proveitoso, aprendi muito sobre a família, como conviver com os filhos, marido, como dialogar, entender, conversar, me tocou muito”
“Para mim foi de suma importância, pois, refleti muito sobre erros meus, cometidos dentro da minha família. Agora vou mudar e colocar o “amor onde não há amor” em todas as situações de minha vida, principalmente com meu esposo: quero tratá-lo bem e ter uma vida nova com ele”.
Aproveitamos também para visitar os presos na delegacia da cidade.
Foi um momento único, pois, apresentamos o Dado do Amor que suscitou um momento profundo de comunhão.
Alguns disseram:
“Seguir em frente apesar de todas as dores”
“Antes da prisão até meu filho tinha medo de mim. Agora que estou aqui dentro, entendi o valor da familia. Hoje meu filho consegue me abraçar.”
Nesta terca feira, realizou-se uma gincana com os adolescentes, e durante as provas se evidenciou a regra de ouro.
Participaram cerca de 70 adolescentes, que estavam entusiasmados.
Havia uma receptividade nas etapas que ilustravam a regra de ouro.
O curso para as famílias tem contado com a participação de cerca de 70 pessoas. Existe em todos um grande desejo de aprofundar a vivência dos valores cristãos na família.
Foi realizado na segunda-feira, dia 18, o workshop da cidadania para jovens na Escola Estadual Maria Belém. O tema foi cidadania e a participação de cada um como agente de transformação política. Inicialmente foi feita a apresentação da Civitas para 480 jovens do ensino médio.
Em seguida, foi apresentada uma pequena palestra sobre o que seria cidadania e a importância de se pensar no bem comum e considerar a “regra de ouro” tratando o próximo como a si também para a ação política cidadã. Foi exibido um vídeo com a música “Tente outra vez” de Raul Seixas para motivar os jovens a pensarem que é importante lutar para superar os desafios da vida.
Do auditório, os jovens foram encaminhados em dez grupos. Através de dinâmicas e da leitura da Revista Cidade Nova, os jovens puderam discutir propostas para melhorar a própria comunidade e a cidade.
Novamente no auditório, cada grupo apresentou sua proposta para todos os alunos e as idéias foram recolhidas para enviar uma carta as autoridades competentes mostrando propostas para as problemáticas mais urgentes de Barreirinha.
Foi uma atividade muito profícua, despertando o interesse real dos jovens para a concretização de seus direitos, o exercício da cidadania e a percepção das virtudes morais necessárias para se atingir uma sociedade melhor, baseada na “regra de ouro” e no bem comum.